Mana Foods

Notícias

  • Grupo Pioneiro investe em gestão de pessoas e programas de integração

    Atividades de lazer, saúde e educação são ações para fidelizar os colaboradores e manter um ambiente saudável de trabalho
    Com cerca de dois mil colaboradores e gerando mais de seis mil empregos indiretos, o Grupo Pioneiro tem uma constante expansão do seu quadro de funcionários. “Sempre estamos contratando, seja para os novos postos que abrem ou para nosso banco de currículos. Nossas contratações são em rotatividade, ou seja, novos clientes geram novos produtos, que geram novos funcionários”, conta Renato Módolo Júnior, gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
    Mas, o objetivo não é só contratar, e sim, desenvolver um ambiente saudável e agradável para todos. Para isso, a empresa conta com diversas ações e programas. Desde março de 2014, um projeto de saúde com o Sesi, o Céu do Corpo, visa reduzir queixas ocupacionais de distúrbios osteomusculares e faltas ao trabalho. “O grande diferencial desse projeto é a criação de um espaço multidisciplinar, que conta com bola de Pilates, colchonetes, pesos e outros acessórios para exercícios. Cada queixa é avaliada e são discutidos os procedimentos a serem adotados para o benefício de cada um”, esclarece Carlos Junior, gestor de Segurança do Trabalho do Grupo Pioneiro.
    Outra ação que visa ajudar no cuidado com a saúde é o Programa Aproxima. “Quando existe algum afastamento por motivo de saúde, profissionais da empresa fazem visitas periódicas ao funcionário para auxiliá-lo em seu tratamento”, conta Renato Módolo Júnior. A educação também é uma das prioridades da empresa, que mantém convênios especiais com diversas faculdades e traslados até elas. “Mantemos ainda uma parceria com o Senai para cursos técnicos e profissionalizantes”, relata o gerente de Recursos Humanos.
    Atenta às necessidades dos colaboradores, a empresa mantém um canal aberto para ouvi-los, seja para dar sugestões ou fazer críticas. Para isso, existe a Ouvidoria Interna, que por meio de uma atuação imparcial, procura ajudar a resolver os problemas de todos. Para a empresa, essas ações são uma forma de ressaltar ainda mais os seus valores. “Somos uma instituição que valoriza os pilares familiares e essa é uma maneira de mostrar como respeitamos os colaboradores e suas famílias”, define Renato Módolo Júnior.

    Cultura e lazer

    Nem só de trabalho vive o homem, por isso, o Grupo Pioneiro procura incentivar os momentos de lazer entre os colaboradores. O Torneio Integração de Futsal Pioneiro já teve quatro edições e reúne cada vez mais equipes masculinas e femininas. Dentro da empresa foi implantada a biblioteca itinerante, que funciona com carrinhos de mercado personalizados com livros e revistas para leitura nas áreas de descanso. “Já contávamos com uma biblioteca em parceria com o Sesi, que tem bom acervo e internet gratuita, mas também decidimos levar esse serviço até os funcionários”, relata o gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
    Os familiares dos colaboradores também são lembrados pela empresa. O Programa Portas Abertas permite que familiares, escolas e sociedade conheçam todas as instalações, práticas e ações do Grupo. Recentemente, foi criada a Caravana do Saber, com o objetivo de desenvolver projetos na área da educação, esporte, empreendedorismo e cultura da região, principalmente em cidades que o Grupo Pioneiro tenha colaboradores e integrados. “A ideia é incentivar a educação, possibilitando avaliações como teste vocacional e vídeos educacionais, entre outros. A nossa intenção também é fazer programas para a nova geração, ou seja, os filhos dos colaboradores”, revela Renato Módolo Júnior.
Privacidade e Proteção de Dados: